4 de março de 2017

O Livro É Mesmo Ruim?


O que faz um livro se tornar ruim? A escrita do autor ou o leitor que não consegue interpretar o que o livro tem a dizer?

As vezes nós não conseguimos entender o porque alguém gosta tanto de um livro e outra pessoa simplesmente acha aquele livro ruim. Mas pensando bem, isso é super normal de acontecer, até porquê ninguém tem o mesmo gosto literário não é mesmo?

E tentando entender sobre o porque de um livro ser o favorito de alguém porém ser o odiado de outro alguém, foi eu acabei criando meio que uma tese sobre isso. Posso estar errada? Posso, isso é apenas uma proposição do que eu vejo em relação a isso.

1º Um dos principais motivos para existir divergências em relação a um livro, é o que eu chamo de "uniliterário", não sei se essa palavra existe, mas eu a uso para explicar pessoas que gostam apenas de um tipo de gênero literário. O que eu quero dizer é que, as vezes o motivo de alguém não gostar de um livro, é por não gostar daquele gênero, eu por exemplo, amo aventura e fantasia, porém existem pessoas que não gostam, e não iriam gostar de Percy Jackson, por exemplo, não se identificar com o gênero, aventura e fantasia.

2º Outro motivo para divergências é você ler um livro incrível anteriormente. Como assim Nívea não entendi? Bom, eu me lembro que quando eu li A Culpa é Das Estrelas eu queria que todos os livros fossem iguais e que me tocassem como esse livro me tocou, e acabou que os livros que li depois de A Culpa é Das Estrelas se tornaram livros "ruins" pelo fato de eu querer que todos fossem iguais ao livro anterior.

3º Quem nunca foi ler um livro criando mil e uma expectativas? Pois é, isso é um grande erro. Não se pode começar a ler um livro criando expectativas, pois se o livro não alcança aquilo que você esperava, você acaba se decepcionado. Criar expectativas faz você se decepcionar em relação à tudo e não só a livros, então não espere nada de um livro, apenas leia. Pode começar a observar que os livros que você cria menos expectativas normalmente te decepcionam menos.

4º A opinião de outra pessoa pode influenciar você no decorrer da história. Já aconteceu comigo e aposto que já aconteceu com você também. Quando alguém elogia ou despreza um livro, isso pode acabar influenciando sua forma de ler o livro, então se você ouve alguém falando mal do livro, seu subconsciente capita aquela informação fazendo com que você não goste do livro, então evite opiniões sobre o livro que você pretende ler.

E esses motivos que eu apresentei são coisas que eu percebi em algumas pessoas, mas não é necessariamente uma verdade absoluta, se você concordar tente não cair em um desses motivos para não desmerecer um bom livro.

Créditos da imagem: Blog Bem Na Estrada

9 comentários:

  1. Oi Nívea, tudo bem?
    Acho que o leitor tem que ter um consenso literário para poder opinar sobre uma livro. Eu gosto mais de romances, mas aprecio também um drama, fantasia, distopia , policial etc e conto nos dedos uma leitura que tenha abandonada. Tem leituras que realmente não considero boas e classifico entre um regular a bom, mas em tempo algum desprestigiando o autor. Não me influenciam por resenhas negativas, pois acho isso é de cada um.
    Lindo seu blog e desejo muito sucesso.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Irene, que bom que você é o tipo de leitora compreensiva, que não se deixa influenciar por comentários negativos e não despreza livros de tipos de gêneros diferentes, até porquê todos livros tem algo de bom a nos oferecer, e obrigada por comentar, beijos <3

      Excluir
  2. Acho que um livro se torna chatinho quando os personagens são irritantes, a história longa demais ou com falhas. Basicamente é isso. Já abandonei alguns livros por esses motivos, outras vezes eu voltei a um livro abandonado e sob outra visão eu acabei gostando.

    beijos

    Participe do sorteio e concorra a três livros incríveis.

    www.mecontanoblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso você está certa! Beijos, e obrigada por comentar <3

      Excluir
  3. Pra mim, os comentários influenciam muito, se as pessoas dizem que é ruim eu já desanimo, mas poucas vezes eu arrisco mesmo assim e gosto kkk No meu caso, as pessoas falavam tão bem de A Culpa é das Estrelas, eu li com uma expectativa e terminei achando tão bestinha, tipo nem cheguei perto de chorar mas depois eu vi o filme e gostei mais da história, hj curto mt!
    Guria, seguindo aqui!
    Beijinhos
    Blog Penúltima Janela

    ResponderExcluir
  4. Verdade cada ponto apontado principalmente sobre quando se ler um liro e se tem na mente que todos sejam iguais ao esse, vai de pessoa pra pessoa por cada um ter um gosto diferente.

    Parabéns <3
    Amor <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é um grande erros dos leitores querer que um livro seja igual ao outro!
      Obrigada pelo comentário <3

      Excluir
  5. Oie Nívea, tudo bom?
    Adorei os pontos abordados e concordo plenamente. Não acredito que existam "Livros ruins". Existem livros para vários tipos de pessoas. Tanto que adoro ler uma resenha negativa e me aventurar no tal livro, claro que várias vezes acabo me decepcionando, mas outras vezes a surpresa de ser um livro maravilhoso PRA MIM é maior. Cada um com seu gosto, né? hahaha

    Beijos,
    Paixão Literária

    ResponderExcluir
  6. Oi Nívea, que texto bacana. Concordo com o que vc disse, no final, tem uma questão de gosto mesmo, mas é bom separar um pouco as coisas. Às vezes eu adoro um livro, mas sei que o desenvolvimento dos personagens é falho ou que o enredo apresenta lacunas, acontece rs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir