[Resenha] Extraordinário

- 06 dezembro 2017

Livro: Extraordinário
Escritor(a): R. J. Palácio
Editora: Intrínseca
Classificação:
Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.|Skoob
















August Pullman é uma criança de 10 anos que nasceu com disostose bucomaxilofacial e lábio leporino, que são algumas alterações genéticas que acabam fazendo com que a pessoa nasça com uma deformidade no rosto. Essa condição fez algumas coisas na vida do August ser diferente da vida de outras crianças, como por exemplo nunca ter estudado numa escola antes. Durante seus 10 anos o August estudou apenas em casa com seus pais, porém, nesse ano o August vai para a 5ª série e sua mãe acha que chegou a hora dele começar a frequentar a escola. De início o Auggie não aceita, mas depois ele acaba cedendo e vai estudar na escola Beecher Prep.


Antes de começar as aulas a mãe do Auggie (Isabel) o leva para conhecer um pouco da escola, e lá ele conhece o diretor, que quer fazer o Auggie se sentir bem em sua escola e acaba chamando três alunos para mostrar um pouco da escola para ele, e o diretor acaba chamando o Jack Will, Charlotte e Julian. Jack e Charlotte são super legais com o Auggie mas o Julian é cruel e faz vários comentários ruins. E isso acontece durante toda a história, fazendo com que o August ache que o universo foi cruel com ele, e que ele foi sorteado pelo azar.
Não, não é tudo um acaso. Se fosse, o universo nos abandonaria à própria sorte. E o universo não faz isso. ele cuida das suas criações mais frágeis de formas que não vemos. Como com pais que amam cegamente. E uma irmã mais velha que se sente culpada por ser humana com relação a você. E um garotinho de voz grave que perdeu os amigos por sua causa. E até uma garota de cabelo rosa que carrega sua foto na carteira. Talvez seja uma loteria, mas o universo deixa tudo certo no final. O universo cuida de todos os seus pássaros.









O livro tem seu foco principal na aparência do August, e a história deixa mais uma vez aquele velho ditado de não julgar ninguém pela aparência, o Auggie é um menino inteligente, simpático, engraçado e tem muitas outras qualidades, enquanto muitos personagens de aparência “normal” são cruéis.

Além de falar sobre aparência, o livro também aborda sobre bullying, e é horrível ver como crianças podem ser cruéis. Eu sempre vi as crianças como a imagem da inocência e nesse livro mostra que algumas quebram essa imagem e têm corações bastante ruins.

Além do bulying também é falado sobre amizade e gentileza, e foi tão emocionante as partes do livro que vi atos de amizade e de gentileza sendo praticados pelo menino feio que ninguém quer se aproximar.

Se cada pessoa nesse auditório tomar por regra que, onde quer que esteja, sempre que puder, será um pouco mais gentil que o necessário, o mundo realmente será um lugar melhor. E, se fizerem isso, se forem apenas um pouco mais gentis que o necessário, alguém, em algum lugar, algum dia, poderá reconhecer em vocês, em cada um de vocês, a face de Deus.







E eu amei esse livro e não consigo nem explicar, eu só tenho uma coisa a dizer, leiam, e se esse livro não mudar vocês quando terminarem de ler, leiam de novo, pois vocês leram errado!

12 comentários:

  1. Acredito que a história seja emocionante mesmo, sempre que a história envolve crianças acaba tocando o coração do público! Lindo seu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim o livro é emocionante sim, além de ser uma lição para todos!
      Obrigada pelo comentário e pela visita!

      Excluir
  2. Ah, este livro é muito amor! A gente aprende tantas cosias com o August, ele é realmente extraordinário. Li este livro em tão pouco tempo que às vezes dá até vontade relê-lo. Sem contar que acho um livro muito interessante, justamente por abordar o bullying na escola.

    Adorei a resenha.

    Beijão
    Cantinho da Escrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem toda razão, é um livro incrível e independente da idade de quem lê, acabamos aprendendo com o Auggie, e se der vontade de ler novamente, faça-o, eu com certeza vou ler muito esse livro ainda!
      Obrigada pelo comentário e pela visita!

      Excluir
  3. Sim, Extraordinário tem essa capacidade de mudar quem o lê, tem ensinamentos tão lindos! Tbm amei demais qnd li, e filme agora tbm está incrível!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Nívea
    Siiiiiiiim esse livro é mesmo Extraordinário com o perdão do trocadilho <3
    A lição de vida e de superação que transmite é simplesmente mágica.
    O Auggie tem a capacidade de transformar em belo tudo o que o cerca e o que toca pelo simples fato de ser tão adorável.
    E as pessoas consideradas "normais", que de normais não tem nada, mostram o quanto se pode ser cruel e o quanto se julga inapropriadamente alguém pela aparência.
    Uma excelente recomendação o livro, o filme ainda não assisti, mas quero colocar na minha lista.
    Bjs Luli
    https://Café com Leitura na Rede

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem toda razão, esse livro é realmente extraordinário!

      Excluir
  5. Eu tenho lido muitas resenhas positivas sobre esse livro! Estou super a fim de lê-lo!
    Estou seguindo aqui! ^^

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  6. Oi, Nívea!
    Eu amei esse livro. Foi um dos meus queridinhos esse ano. Estou super ansiosa pela adaptação.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do Natal Literário e ganhe prêmios maravilhosos

    ResponderExcluir
  7. Eu sou apaixonada por este livro! É tão lindo e emocionante, Auggie é maravilhoso.
    Estou super ansiosa para assistir o filme!
    Seguindo aqui (:

    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  8. Oi Nívea, tudo bem? Eu só vi o filme, mas estou com muita vontade de ler o livro, a enredo é lindo e o protagonista incrível!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Oi, Nívea. Esse é um livro mega emocionante. Assisti ao filme ontem e gostei bastante.

    Abraços,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir

Olá, eu amo ler seus comentários, deixem a opinião de vocês que responderei em breve :)