[Resenha] A Desconstrução de Mara Dyer (#1 Mara Dyer)

- 18 abril 2018

Livro: A Desconstrução de Mara Dyer
Escritor(a): Michelle Hodkin
Editora: Galera Record
Gênero: Young-Adult; Thriller Psicológio; Romance
Classificação:
Sinopse: Um grupo de amigos... Uma tábua Ouija... Um presságio de morte. Mara Dyer não estava interessada em mensagens do além. Mas para não estragar a diversão da melhor amiga justo em seu aniversário ela decide embarcar na brincadeira. Apenas para receber um recado de sangue. Parecia uma simples piada de mau gosto... até que todos os presentes com exceção de Mara morrem no desabamento de um velho sanatório abandonado. O que o grupo estaria fazendo em um prédio condenado? A resposta parece estar perdida na mente perturbada de Mara. Mas depois de sobreviver à traumática experiência é natural que a menina se proteja com uma amnésia seletiva. Afinal, ela perdeu a melhor amiga, o namorado e a irmã do rapaz. Para ajudá-la a superar o trauma a família decide mudar para uma nova cidade, um novo começo. Todos estão empenhados em esquecer. E Mara só quer lembrar. Ainda mais com as alucinações - ou seriam premonições? - Os corpois e o véu entre realidade, pesadelo e sanidade se esgarçando dia a dia. Ela precisa entender o que houve para ter uma chance de impedir a loucura de tomá-la...|Skoob



























Já faz mais ou menos uns 2 anos que acompanho o canal da Pam Gonçalves, e é incrível como o gosto literário dela é similar ao meu, e um belo dia a Pam fez resenha do livro A Desconstrução de Mara Dyer e afirmou que era incrível, sabendo que gostamos dos mesmos tipos de livros resolvi dar uma chance ao livro, na qual me decepcionou bastante, não que o livro seja ruim, mas ele é apenas mais um livro mediano, não teve nada de incrível, apesar de ter ficado bastante intrigada com o final.

O livro inicia no aniversário da Rachel, e estão presentes Mara e Claire, e a Claire deu de presente para a Rachel um tabuleiro ouija e as três decidem jogar e descobrir o que os espíritos tem a dizer para elas, e Rachel acaba perguntando como irá morrer, o tabuleiro movimenta suas peças formando o nome Mara, as meninas ficam bastante assustadas mas deixam de jogar e vão assistir um filme, 6 meses depois, Rachel e Claire estão mortas.

Mara é uma adolescente de 16/17 anos que passou por um recente trauma, seu namorado Jude e suas amigas Rachel e Claire, morreram num desabamento de um prédio – mas especificamente um sanatório – na qual eles foram visitar, e os pais de Mara preocupados de como será a vida dela daqui para frente decidem se mudar e mudar a escola na qual a protagonista estuda para que ela tenha uma melhor recuperação. No entanto Mara começa a ouvir as vozes de suas amigas mortas e de seu falecido namorado, e sempre que olha no espelho, vê o rosto de um dos três atrás dela, de início Mara tem resistência de não contar para seus pais nem para seu irmão, ela não quer ser considerada uma louca, mas quando percebe que o único jeito de fazer essas alucinações parar é pedir ajuda, Mara decide se abrir com uma psiquiatra.

Na sua nova escola Mara conhece Noah Shaw, um menino que desde o primeiro dia de aula grudou na protagonista e quer a todo custo manter um relacionamento com ela, além de Noah a Mara conhece também Jamie, um judeu, negro e bissexual que se torna seu amigo e a alerta sobre Noah Shaw, que é apenas um pegador que apenas usa as meninas, com isso Mara passa a evitar Noah a todo custo, mas ele não desiste tão fácil, e em um certo dia a Mara aceita sair com o Noah por ele ter defendido ela na frente de todo mundo, e a protagonista sente que deve isso ao Noah, e acaba aceitando sair com ele.

OPINIÃO: A Desconstrução de Mara Dyer é um Young Adult com um clima meio sombrio, no entanto não é assustador, e isso foi um ponto positivo que eu achei em relação a história, pois eu nunca li um YA nesse estilo. Outro ponto positivo que achei em relação ao livro é que li o livro sem entender o que a autora queria mostrar, e isso me deixava com uma pulga atrás da orelha para saber o que aconteceria no final, infelizmente no final ainda não descobrimos o que a escritora queria mostrar, mas acredito que isso seja para nos induzir a ler o próximo o que eu estou muito a fim, pois a última página do livro me deixou bastante intrigada e querendo uma explicação.
Ponto negativo é que o livro tem quase 400 páginas e não nos diz absolutamente nada, para entendermos a história é preciso ler a trilogia completa (de acordo com algumas resenhas que li no skoob), o que me deixou sentindo que perdi tempo lendo esse livro.
Segundo ponto negativo foi o romance incluído nesse livro, achei o romance bem bobinho, mas eu até entendo pois é um YA, e romance para jovens lerem não precisa ser um romance arrebatador, mas essa relação entre o Noah e a Mara me incomodou um pouquinho no início pelo fato do Noah perseguir a Mara e querer que ela fique com ele a todo custo, mas isso mais tarde é explicado então eu acabei perdoando.
Dei 3 estrelas ao livro pois eu achei o livro sem muitos acontecimentos e a única coisa que nos deixa ansiosa para o próximo é a última página, então assim o livro tem quase 400 páginas e apenas uma te deixa querendo mais, então a autora pecou nisso. E indico esse livro para jovens que estão querendo começar a ler, talvez esse seja um bom livro para entrar nesse mundo literário.

Image and video hosting by TinyPic

35 comentários:

  1. Olá...
    Adorei sua resenha!
    Achei a premissa do livro até legal, mas, ao ler na resenha que o livro faltou acontecimentos fiquei desanimada de ler, pois, tenho a sensação que a leitura pode se tornar massante pra mim.
    Bjo
    adorei seu blog <3

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Nívea,

    Já tinha lido sobre o livro, mas não tive interesse em lê-lo.
    Depois de ler tua resenha (que está ótima, por sinal) tive certeza que esse livro não é para mim.

    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Nívea! Eu não conhecia o nome da autora, mas já vi alguma coisa por aí sobre esse livro, hehe! Que pena que você sentiu isso ao lê-lo. Logo fiquei curiosa pela sinopse, mas pelos pontos que você citou... :( Acho que eu não conseguiria chegar ao fim do livro.

    Beijo!
    www.controversos.com

    ResponderExcluir
  4. Ultimamente ando pensando que, não temos tempo pra coisas medianos, precisamos gastar tempo com coisas boas, livros bons, mas nunca sabemos quando será bom ou ruim, né?!

    clebereldridge.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Nívea.
    Mesmo com seus pontos negativos sobre a obra, confesso que fiquei muito interessada na leitura. O início da sua resenha me despertou totalmente! Imagina ganhar um tabuleiro ouija... Thriller Psicológio, gosto muito. Acho que vou arriscar, a dica tá anotada.
    Bjos

    www.momentosdeleitura.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Nívea, eu acho que está na hora da sociedade aprender que não se deve jogar Ouija hehehehehehehe o enredo me lembrou alguns filmes de terror, mas é bem grandinho para pouco desenvolvimento. De qualquer forma eu não conhecia a obra e anotei a dica!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Oi, Nívea! Tudo bom?
    Faz um teeeeeempo que li Mara Dyer e acho que hoje em dia não teria paciência pra terminar - tanto que abandonei o último e ainda não tive coragem de voltar pra ele ASUHASUHASUH
    O enredo é bem legal e eu tinha gostado do começo, mas acaba numa enrolação que nossa. Os pontos mega positivos são a parte de suspense e o plot twist do fim; quebrou a minha cabeça!
    Ótima resenha.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oie, tudo bem?!

    É uma pena quando apostamos todas as fichas em um livro e ele nos decepciona, né?! Isso aconteceu comigo com o livro 'Bela Maldade', porque a Ni do Ninhada Literária indicava tanto, mas tanto esse livro e eu queria muito ler. Mas ai eu nem gostei tanto.

    Sobre Mara Dyer, eu já vi muita gente falando bem da obra, mas também vi muitas pessoas apontando as mesmas fragilidades que você citou na sua resenha. É uma pena que, para entender todo o contexto da história, seja necessário ler a trilogia completa. Mas eu espero ler o quanto antes (porque quero tirar minhas próprias conclusões a respeito da trama).

    Beijão
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  9. Eu sempre quis ler esse livro, porém nunca tive a oportunidade. A premissa me chama atenção demais e essa capa é apaixonante. Ótima resenha!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá, Nívea.
    Eu quis muito ler esse livro na época em que lançou. Mas depois fui lendo as resenhas e acabei desistindo. Diferente de você eu queria que fosse assustador hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Oi, Nívea!
    Eu ganhei os 3 de presente, mas ainda não li.
    Acho que sua resenha foi a primeira meio negativa que eu li, mas ainda assim vou com fé porque quero tirar minhas próprias conclusões.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  12. Nívea!
    Uma pena ter tantos pontos negativos.
    Mas entendo suas colocações.
    Sempre tive vontade de ler a trilogia, mas só se tiver todo os livros.
    “A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena.” (Augusto Cury)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA ABRIL – ANIVERSÁRIO DO BLOG: 5 livros + vários kits, 7 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  13. 400 páginas e não dizer absolutamente nada é osso, hein!? Eu passo então. xD

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  14. Oi Nívea,

    Esse livro tem tantos comentários positivos e negativos por ai.
    A trama por ser sobrenatural me chama a atenção, por outro lado não gosto de liros parados, então ainda não se vou gostar ou não, mas mesmo assim está na lista.
    Bjs!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  15. No início fiquei até empolgada para ler, mas, acho que seguirei sua opinião de 400 páginas perdidas e não a colocarei na lista de "um dia eu lerei".

    Nanda, Gravado na Memória

    ResponderExcluir
  16. Eu era louca para ler este livro, mas vi algumas resenhas que aos poucos foram me desanimando.
    Realmente, deve ser bem chato ler 400 páginas para praticamente nada.
    Acho que por mais que o livro faça parte de uma trilogia, cada um tem que ter uma trama bem elaborada para poder dar gosto à leitura.

    Beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  17. Oi Nívea,
    400 páginas para quase nada acontecer? Humm...
    Acho que vou passar e olha que essa premissa me deixa bem envolvida... Uma pena!
    Beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Amazing book, dear!
    Happy weekend!
    Hugs ♥
    Liana Laurie

    ResponderExcluir
  19. Oi, Nívea!

    Que pena que você não tenha gostado muito desse primeiro volume, mas torço pra sua opinião mudar com os volumes seguintes! Eu particularmente adoro a trilogia, aliás é uma das minhas favoritas, então sou suspeita a falar hahaha

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi Nívea!
    Eu tenho uma birra com livros que te obrigam a ler uma série inteira pra compreender bem a história, então te entendo perfeitamente. Já ouvi comentários bem diferentes sobre A Desconstrução de Mara Dyer e até tenho alguma curiosidade sobre ele, mas sempre vou deixando pra depois. Agora, depois de saber que eu preciso ler a trilogia toda pra entender a história, vai ficar pra mais depois ainda! hehe...
    Beijos!

    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
  21. Oi
    pena que se decepcionou um pouco com essa leitura, a primeira resenha que leio que não fala tão bem do livro, mas confesso que sinto curiosidade de ler ele, pois a sinopse me intriga muito.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Ainda não conhecia esse livro e tô aqui chocada com sua resenha, fiquei mega curiosa :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá Niv!
    Olha que eu tinha ficado curiosa com o plot, massssss 400 páginas e uma leitura que não flui, huuuuummmm, esse vou passar 😁😁
    Agradeço sua sinceridade, acho importante esse vínculo com o leitor do blog, a gente sabe que pode confiar na hora de comprar um livro indicado.
    Excelente semana pra ti
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Primeiro eu tinha me interessado pela história do livro, mas depois que você disse ter 400 páginas... melhor não kkk. E nem é por ser grande, pq adoro livro grande, mas acho que realmente com esse enredo aí, em 400 páginas, mais da metade é encheção de linguiça, e não curto isso.

    Beijo lindona !

    | Afonso Padilha . Detalhadamente - Instagram |

    | O Blog Que Não é Blog - Instagram |

    | Uni Colorato - Instagram |

    | O Blog Que Não é Blog |

    ResponderExcluir
  25. Olá!

    Você não sabe o tanto que eu quero ler esse livro menina. Faz um ano que tento ler e não consigo, alias, amo Thilers psicológicos,

    Abraços...

    http://submundosliterarios.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Oi, flor!
    Só vejo comentários positivos desse livro.
    Uma pena que ele não alcançou suas expectativas, mas ainda quero lê-lo!

    Boa semana :)
    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
  27. This book made a strong impression on me dear thanks for sharing..
    https://clicknorder.pk online shopping in pakistan

    ResponderExcluir
  28. Oi Nívea, tudo bem?
    Na época que o livro foi lançado, li muitos comentários positivos sobre ele, uma pena ele não ser aquilo que você esperava. Tenho vontade de ler a trilogia para desvendar o mistério.

    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Eu não tenho esse livro e é uma pena ele ser sem muitos acontecimentos pois livros assim geralmente não me prendem a atenção de leitura.
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Oi Nívea.
    Adorei a resenha e confesso que esperava um terrorzinho, mas pelo que entendi não tem né? Na vdd só o terma YA me faz querer fugir pras colinas kkkkk não sou fã mesmo do gênero. Creio que não leria esse, ainda que o mistério tenha me chamado a atenção.
    Vc pretende ler os outros pra contar pra gente o que acontece? rs
    Bjss

    www.cafeidilico.com/

    ResponderExcluir
  31. Uma pena que não tenha sido tudo isso que você pensou.
    Realmente muitos elogiam, mas acredito que não seja meu tipo.

    Abraços
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  32. Amazing post, dear! A big hello from Germany!
    Hugs ♥
    LIANA LAURIE

    ResponderExcluir

Olá, eu amo ler seus comentários, deixem a opinião de vocês que responderei em breve :)