Livro Físico x Ebook

- 14 março 2018

                                                                     FOTO: PINTEREST
Olá gente tudo bem?

Ultimamente eu andei pensando se é melhor ler ebook ou ler no livro físico, e depois de pensar eu separei alguns pontos para decidir qual melhor leitura.

Bom, eu não sei vocês mas eu leio muito rápido no ebook, porém, eu me sinto mais confortável lendo o livro físico, pelo fato de que ficar horas na frente do notebook (eu leio pelo notebook pois não tenho kindle) no fim do dia me causa dores nos olhos e futuramente terei problemas de visão.

E como já citei anteriormente, eu leio no notebook o que é ruim para carregar a leitura, por exemplo, levar o notebook para ler na fila de uma banco não seria nada agradável, nesse caso para mim o livro físico acaba sendo melhor, porém, para quem tem o kindle, ler na fila de um banco não seria um problema.

Fazendo uma ponte ao que foi citado anteriormente, para quem tem kindle o transporte é bastante confortável, pois existem livros que são grandes e espessos e acaba sendo necessário carregar consigo uma bolsa grande, tendo o kindle, basta um espaçosinho que ele já se encaixa.

Outra vantagem do ebook é o preço, já que o livro digital costuma estar muitas vezes até metade do preço do livro físico, e também o ebook é liberado horas ou até minutos após a compra, já o livro físico é necessário esperar algumas dias para tê-lo em mão caso a compra seja pela internet.

Eu não sei vocês, mas quando eu estou lendo um livro eu começo a me identificar muito com o livro, e quando estou lendo livros de outras épocas eu começo a me sentir realmente dessa época, e ler no ebook acaba quebrando esse efeito, tendo o livro em mãos eu posso realmente fingir que faço parte daquele período.

Bom, onde vocês preferem ler? Ebook ou livro físico?

Image and video hosting by TinyPic

21 comentários:

  1. Uma ótima postagem. Eu gosto das duas coisas mas se complementando. Adoro o físico, e se gosto do livro quero ter ele assim. Mas quando o livro é muito grande, gosto de ler no digital também.. lei geralmente em conjunto, em casa leio o físico e na rua o digital kkkk.. Essa discussão pode ser ampliada para os áudio books que agora existem. Estou tendo a experiência e adorando :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Nívea, tudo bem?!
    Essa discussão de e-book x físico tem inúmeros prós e contras. Para mim é mais vantajoso ler um livro em formato físico, já que eu não tenho um leitor digital. Porém, dependendo da obra, eu acabo lendo pelo celular (quando é algum livro de parceria, ou livros que só são vendidos nesse formato).

    Ps.: fiquei imaginando alguém levando um notebook pra ler na fila do banco, hahahaha!

    Beijos
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  3. Ola Querida!
    È conforme os sítios onde eu estou, se tiver muito tempo fora de casa e tiver um tempinho para ler eu uso o ebook mas quando estou em casa uso sempre o livro físico e confesso que gosto mais desta última <3
    Beijinhos

    pimentamaisdoce.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  4. Ola Nívea. muito bem colocado seu comentário. eu particularmente prefiro o livro físico, acho mais clássico, porém quando nem o tenho físico o jeito é baixar ebook.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Oi Nívea,

    Gostei muito desse post porque eu mesma já tinha pensado em escrever algo parecida, mas não aconteceu ainda.
    Eu prefiro livros físicos, SEMPRE, mas não descarto o e-book. Sempre fico em dúvida quais livros comprar em e-book, porque gosto tanto da minha estante com os livros que fico dividida.
    Achei todos os pontos que tu ressaltou bem interessantes e verdadeiros, mas tu acredita que já encontrei e-book mais caro que livro físico? Fiquei pasma e não entendi porquê, mas vai entender algumas coisas, né!
    Realmente o e-book é mais prático para quem pode/quer/deve levar a leitura para todos o cantos, mas nada dispensa o bom e 'velho' livro físico.

    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá, Nívea.
    Poderia ser minhas palavras até a parte do não tenho Kindle. As leituras digitais rendem muito mais, mas ainda prefiro a versão física dos livros. Eu tenho um kindle, mas leio bastante no aplicativo do celular também. Tenta ler assim quem sabe fica melhor do que no note.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Concordo com você! Também fico com os olhos irritados quando leio pelo notebook e também não sinto "a magia" da história dessa maneira também. Gosto mesmo é de livro físico, onde posso sentir o cheiro, tocar nas páginas, saber exatamente quanto falta para terminar uma leitura (sem essa coisa de números e porcentagens, olho as páginas mesmo), não tem coisa melhor. Claro que um kindle é mais prático, mas seilá, ele não consegue substituir o bom e velho livro físico, não tem jeito.
    Amei a postagem e gostei de ter concordado com você nesse quesito =D
    Beijinhos <3

    Toca da Lebre

    ResponderExcluir
  8. Oi Nívea! Eu amo ter na minha estante os livros, adoro o cheiro, olhar para a capa, mas confesso que nos últimos tempo ler no Kindle tem sido uma maravilha! Leio mais rápido e economizo tb hehehehe

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Também prefiro livros físicos, mas recentemente comprei um Kindle, estou experimentando e posso dizer que é bem agradável usá-lo, pois ele é bem levinho, cabe muitos livros e é bastante prático, sem falar que tem ajuste de iluminação, então não deixa os olhos irritados e a bateria dura MUITO.
    Mas mesmo assim, a experiencia de ter um livro físico em mãos é insubstituível hahaha
    Adorei a postagem =D

    Beijão
    Toca da Lebre
    Universo DC 52

    ResponderExcluir
  10. Oi, Nívea!
    Eu prefiro livro físico por não ter o kindle, como você. Antigamente eu tinha costume de ler pelo notebook ou celular mas desisti depois de certo tempo para justamente evitar que eu desenvolva um problema de visão ou algo parecido, porque é bem cansativo mesmo.
    Por outro lado, tenho tido muita vontade de comprar um kindle e acho que se eu fizer, vou acabar lendo mais por lá do que físico. Ou igualar. Não sei hahaha
    ótimo post!
    Beijos,
    http://ofantasmaliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu gosto dos dois tipos de leitura, mas em determinados momentos.
    Quando vou dormir, por exemplo, ao apagar a luz, gosto de dar uma lida no ebook, pois não quero ter o trabalho de levantar para apagar a luz e tal.
    No trabalho também assim é mais fácil para ler entre um intervalo ou outro.
    Até mesmo na viagem, mas durante o percurso do trabalho prefiro aproveitar a viagem para ler um físico.

    Abraços
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, Nívea!
    Eu amo os dois formatos. Ebook é ótimo porque é prático, mas tem alguns livros que eu prefiro o físico na minha estante.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  13. Olá Nívea
    Excelente post!
    Muito interessante seus prós e contras.
    Gosto dos e-books, são práticos e alguns tem preços bem competitivos, massssss (por enquanto) os livros físicos são meus favoritos, amoooooo!
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Realmente o preço do ebook bate o preço dos livros físicos, mas o meu amor por ter os livros em mãos não consegue ser superado hahaha sem contar que eu também não tenho kindle e sempre fico com dor de cabeça quando leio pelo computador e amo ler no ônibus, e como você falou, não tem como levar um notebook pra tudo que é lugar, aí não tem jeito mesmo.
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
  15. Ambos tem seus prós e contras, mas eu não consigo e não tenho paciência para ler ebooks. Prefiro físico mesmo!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  16. Oie,
    Particularmente eu prefiro os livros físicos, mas com certeza as leituras de e-book rendem muito mais. Atualmente divido a correria leio quase tudo em e-book, poucos livros físicos eu pego para ler, mas é por falta de tempo mesmo, pois não tem nada melhor que está com o livro em mãos.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Leio em ambos os formatos, mas gosto mais do físico até porque gosto de ter a minha estante bem recheada, o meu sonho é ter uma mini biblioteca =)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  18. Olá, Nívea, tudo bem?

    Olha eu sou do time do livro físico. Perco muito o prazer de fazer a leitura se for em e-book. Livros digitais realmente não são para mim.
    E no seu caso realmente ler no notebook é ainda pior. Um kindle ainda oferta esse conforto de ajustar iluminação e ser mais leve e menor para carregar, mas ainda assim.

    Para você ter uma ideia, comprei há dois anos um kindle, tentei ler um livro e não consegui. Sempre lia um capítulo ou dois e não aguentava, ia lá e comprava o físico. Ele ficava aqui parado, até que entendi que não era para mim e vendi.

    Fato: é cômodo, é leve, você carrega mil livros em um, mas para mim não funciona. E sobre o preço do e-book. às vezes acho bem abusivos.

    - Bjux,
    Diego || Blog Vida & Letras ♥
    www.vidaeletras.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi Nivea! Eu sou 100% do time do livro fisico pois assim como voce, eu me insiro no livro e lendo eletronicamente nao consigo ter nenhuma conexao com o livro. Pra falar a verdade tentei poucas vezes e detestei todas elas, entao permaneco na minha felicidade dos livros fisicos :-) Beijinhos

    ResponderExcluir
  20. Que postagem maravilhosa! Eu estava debatendo sobre esse assunto com alguns amigos da escola, e cheguei a conclusão de que prefiro o livro físico. Acho que os e-books são uma ótima opção pra galera mais prática e ocupada, que tem pressa de ler e tal. Os livros físicos servem melhor para mim, que prefiro degustar a história com calma, passar folha por folha e sentir aquele cheirinho gostoso de livro novo ou velho. Sem contar que meu trabalho e grande parte do lazer dependem de um computador, então é bom tirar os olhos do monitor por algum tempo.

    ResponderExcluir
  21. Vi seu blog lá no blog da amiga Bárbara (Versos e notas) aqui estou, gostei e já estou seguindo ... apoiando as blogueiras resistentes nessa época de baixa em visualização e comentários espontâneos.
    Ler pelo notebook, celular ou ipad (pelo aplicativo kindle) na minha opinião cansa minha vista, mas pelo kindle não, quando tenho tempo, já que não ando com ele na rua (medo de ser roubada) leio muito rápido e não me canso pelo contrario, perco a noção da hora.

    Penso que os ebooks são interessantes, como vc falou no caso dos livros muito grandes
    e pesados; além dos nacionais que compramos por ótimos preços e descobrimos novos autores. Já no caso dos outros títulos em geral a diferença de preço para os livros físicos não são tão interessantes, então nem sempre invisto, a não ser em caso de livros que quero ler e não faço questão de ter na estante.

    Enfim sua postagem foi bem relevante. Parabéns!!!
    Te convido para conhecer o meu blog ok!! Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

Olá, eu amo ler seus comentários, deixem a opinião de vocês que responderei em breve :)