[Resenha] Assassinato No Expresso do Oriente

- 24 março 2018

Livro: Assassinato no Expresso do Oriente
Escritor(a): Agatha Christie
Editora: Harper Collins
Gênero: Suspense; Mistério
Classificação:
Sinopse: Nada menos que um telegrama aguarda Hercule Poirot na recepção do hotel em que se hospedaria, na Turquia, requisitando seu retorno imediato a Londres. O detetive belga, então, embarca às pressas no Expresso do Oriente, inesperadamente lotado para aquela época do ano. O trem expresso, porém, é detido a meio caminho da Iugoslávia por uma forte nevasca, e um passageiro com muitos inimigos é brutalmente assassinado durante a madrugada. Caberá a Poirot descobrir quem entre os passageiros teria sido capaz de tamanha atrocidade, antes que o criminoso volte a atacar ou escape de suas mãos.|Skoob

















Depois de tantas indicações finalmente li Assassinato no Expresso do Oriente da rainha do crime Agatha Christie, um dos livros de maior sucesso da autora.

No livro Assassinato no Expresso do Oriente somos apresentados ao Hercule Poirot que protagoniza a história e vai parar no caso do assassinato por um mero acaso. Poirot que está pretendendo sair de Istambul fazendo um determinado percurso, acaba mudando de ideia quando recebe um telegrama pedindo que ele retorne urgentemente para a Inglaterra. nisso Poirot precisa de um leito para se acomodar no carro-dormitório de Istambul-Calais, que para seu azar está lotado, mas com ajuda de seu grande amigo M. Bouc, Poirot consegue um leito no tal “carro”.

Durante a viagem o M. Ratchett – que anteriormente conversa com Poirot e diz que sente-se em perigo, pois há algum tempo alguém está tentando mata-lo – é assassinado a facadas, e possuem 12 pessoas que habitam o Istambul-Calais que são suspeitas do assassinato, e Hercule Poirot, juntamente com seu amigo M. Bouc e o médico, Dr. Constatine fazem investigações, juntam fatos e depoimentos para descobrir quem é o culpado da morte de M. Ratchett.

Com a ajuda dos depoimentos dos passageiros Poirot acaba descobrindo a verdadeira identidade do M. Ratchett. Ele na verdade é Cassetti, um homem que comandou o sequestro e assassinato de Daisy Amstrong, e Poirot imagina que a morte do M. Ratchett esteja associada ao caso da Daisy Amstrong, e que alguém o matou por vingança e qualquer pessoa que esteja envolvida com a família Amstrong, é o principal suspeito.

OPINIÃO:
O que achei bastante interessante no livro é que ele é dividido em 3 partes, onde a primeira parte conhecemos os fatos do assassinato, a segunda parte ouvimos os depoimentos dos passageiros e a terceira parte vemos Poirot fazendo a junção dos fatos com os depoimentos e chegando a conclusão do caso. Eu não li muitos livros de investigação/mistério, mas graças ao Assassinato no Expresso do Oriente posso garantir que esse gênero me faz muito feliz, pois além de me prender muito ao livro, me faz sentir uma investigadora juntando cada detalhe para chegar ao final do caso, e esse livro me prendeu tanto que li ele apenas em um dia, pois além do livro ser muito curtinho (menos de 200 páginas) a Agatha Christie tem uma escrita que consegue nos prender desde o início. Mas além do livro ser incrível ele não é perfeito, primeiro que a resolução do caso me deixou bastante decepcionada, pois assim que Poirot começou a ouvir os depoimentos dos passageiros eu pensei, mas de forma irônica “ah é bem capaz do assassino ser ...” mas pensei brincando pois não queria que o final fosse assim, e foi do jeito que eu não queria e além de que o assassino no final saiu impune, certo que o Ratchett não era uma das melhores pessoas, mas não é com vingança que se faz justiça, então o assassino deveria sim ter sido punido. O livro foi bom até umas 160 páginas, depois me decepcionou, por isso eu dei 3 estrelas, mas, eu quero ainda ler muitos livros da Agatha Christie pois amei o ar de mistério no livro e sei que os outros livros dela também tem o mesmo tipo de cenário.
Image and video hosting by TinyPic

16 comentários:

  1. Adoro simplesmente!!
    Já vi o filme e li o livro e amei!
    Beijinhos

    pimentamaisdoce.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei muito do livro, porém também não achei perfeito pois assim como você "adivinhei" o final e isso acaba totalmente com a experiência de ler uma obra. Tudo o que nós queremos ao ler um livro é sermos surpreendidos e é horrível quando isso não acontece. Assassinato no Expresso do Oriente fez eu me sentir assim.
    Amei sua resenha e gostei muito de ler a sua opinião sobre a história (principalmente porque você expôs os pontos que não te agradaram).
    Beijinhos <3

    Toca da Lebre

    ResponderExcluir
  3. Oi Nívea, tudo bem? Pra mim a parte dos depoimentos são mais cansativas, mas de modo geral eu gostei do livro, o final é bem surpreendente, jamais imaginaria!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Oi Nívea,
    Eu nunca li nada a Agatha, mas tenho vontade. Esse é um enredo que me chama bastante a atenção. Quase assisti ao filme, mas achei melhor esperar o livro e me surpreender. Até porque estou fugindo de spoilers há anos! HAHAHAHA
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá Nívea
    Ooooouuunn que pena que não funcionou pra vc, confesso que gosto de uma boa trama investigativa e o final me surpreendeu siiiiim, ao contrário de ti até o fim eu fiquei pensando: ué quem será o assassino? hihihi e nunca imaginei esse final inusitado.
    Mas te parabenizo pela sinceridade na resenha, é importante esse vínculo com o leitor do blog 👏👏
    Excelente semana pra ti flor
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, Nívea!
    Eu também me decepcionei com esse livro. A leitura não foi nada prazerosa pra mim e eu odiei o final, na moral..
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  7. Oi
    gosto de livros desse gênero, mas ando lendo pouco e estou curiosa com ela, que bom que gostou e estou vendo bastantes comentários positivos sopbre ele, parece ser um bom suspense.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oie,

    Acredita que nunca li nada da autora?
    Mas de todas as suas obras, sempre quis começar por essa, não sei porque, mas foi a que mais me chamou atenção.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Nívea!
    Tenho alguns livros da nossa rainha do crime aqui, porém, ainda não li nenhum acredita. Ia começar bem por esse da resenha, mas confesso que depois de ler a mesma, estou com receio agora. Ainda bem que a decepção só veio depois das 160 páginas né. Então creio que vale a pena sim, ler esta obra que é tão aclamada pelos leitores. Sua resenha foi bem verdadeira e gostei disso!
    Bjos

    www.momentosdeleitura.com

    ResponderExcluir
  10. Nívea!
    Já li e quero reler, estou relendo todos os livros dela.
    E quero assistir o filme que ainda não assisti.
    Adorei a resenha!
    Desejo uma ótima semaninha!
    “Jamais sofra antecipadamente. Pense positivo. Acredite nos seus sonhos. Nunca desista de lutar. A vida é generosa para aqueles que acreditam nela.” (Vitoria Cirilo)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA MARÇO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Nívea! Tudo bem?!

    Eu nunca li nada da Agatha, mas tenho muita curiosidade para conhecer sua escrita. Uma pena que a história tenha te decepcionado um pouco, principalmente porque eu percebi pela sua resenha que o assassino era alguém meio previsível. Talvez por se tratar de um livro mais curtinho, tudo tenha acontecido mais rápido...

    Mas sugiro que você leia outras obras da autora e dê outra chance para ela... afinal, você gostou do gênero, não é mesmo?!

    Beijão
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Nívea, tudo bem?

    Teve uma época em que li muitos livros da Agatha Christie e sempre adorei o gênero investigativo e a escrita da autora que sempre conseguia me prender nas histórias, mas nunca li o livro resenhado. Sinceramente, não me motivei com a leitura, em razão da classificação que deu e a opinião sobre o final ter te decepcionado.
    Espero que possa dar chance para outros livros da rainha do crime, pois ela realmente se supera em outras obras.

    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Uma pena que você não tenha curtido o livro tanto quanto eu.
    Nossa, foi uma das melhores experiências que eu tive com a autora.

    Tenha um ótimo feriado.

    Abraços,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Nívea, tudo bem?
    Eu sou suspeita pois amo Agatha Christie, sou fã mesmo.
    Ao contrário de você eu adorei esse livro, é um dos que mais gosto dela. Já li uma cinco vezes ou mais... rsrsrsrs
    Ótima resenha.
    Bjus
    Doces Letras

    ResponderExcluir
  15. Amo os livros da Agatha, uma das minhas favoritas no gênero.
    Eu gostei bastante do livro, não é um dos meus prediletos dela mas achei a leitura bem gostosa.
    Assisti o filme também, e amei! Achei que ficou bem fiel ao livro.

    beijos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir

Olá, eu amo ler seus comentários, deixem a opinião de vocês que responderei em breve :)