O Livro É Mesmo Ruim?

- 23 novembro 2017


O que faz um livro se tornar ruim? A escrita do autor ou o leitor que não consegue interpretar o que o livro tem a dizer?

As vezes nós não conseguimos entender o porque alguém gosta tanto de um livro e outra pessoa simplesmente acha aquele livro ruim. Mas pensando bem, isso é super normal de acontecer, até porquê ninguém tem o mesmo gosto literário não é mesmo?


E tentando entender sobre o porque de um livro ser o favorito de alguém porém ser o odiado de outro alguém, foi eu acabei criando meio que uma tese sobre isso. Posso estar errada? Posso, isso é apenas uma proposição do que eu vejo em relação a isso.



1º Um dos principais motivos para existir divergências em relação a um livro, é o que eu chamo de "uniliterário", não sei se essa palavra existe, mas eu a uso para explicar pessoas que gostam apenas de um tipo de gênero literário. O que eu quero dizer é que, as vezes o motivo de alguém não gostar de um livro, é por não gostar daquele gênero, eu por exemplo, amo aventura e fantasia, porém existem pessoas que não gostam, e não iriam gostar de Percy Jackson, por exemplo, não se identificar com o gênero, aventura e fantasia.



2º Outro motivo para divergências é você ler um livro incrível anteriormente. Como assim Nívea não entendi? Bom, eu me lembro que quando eu li A Culpa é Das Estrelas eu queria que todos os livros fossem iguais e que me tocassem como esse livro me tocou, e acabou que os livros que li depois de A Culpa é Das Estrelas se tornaram livros "ruins" pelo fato de eu querer que todos fossem iguais ao livro anterior.



3º Quem nunca foi ler um livro criando mil e uma expectativas? Pois é, isso é um grande erro. Não se pode começar a ler um livro criando expectativas, pois se o livro não alcança aquilo que você esperava, você acaba se decepcionado. Criar expectativas faz você se decepcionar em relação à tudo e não só a livros, então não espere nada de um livro, apenas leia. Pode começar a observar que os livros que você cria menos expectativas normalmente te decepcionam menos.



4º A opinião de outra pessoa pode influenciar você no decorrer da história. Já aconteceu comigo e aposto que já aconteceu com você também. Quando alguém elogia ou despreza um livro, isso pode acabar influenciando sua forma de ler o livro, então se você ouve alguém falando mal do livro, seu subconsciente capita aquela informação fazendo com que você não goste do livro, então evite opiniões sobre o livro que você pretende ler.



E esses motivos que eu apresentei são coisas que eu percebi em algumas pessoas, mas não é necessariamente uma verdade absoluta, se você concordar tente não cair em um desses motivos para não desmerecer um bom livro.



Créditos da imagem: Blog Bem Na Estrada

3 comentários:

  1. Com certeza, Nívea. Esses fatores podem sim influenciar a opinião do leitor. Mas é aquela coisa, como você mesma disse, cada um tem uma opinião diferente.

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  2. Ei, Nívea, tudo bem?

    Já eu acredito que não existe essa questão de ''bom'' ou ''ruim'', porque o que é bom para mim pode não ser para você. E não é só porque eu não gosto de um livro que automaticamente ele vai se tornar ruim, entende?

    Mas concordo com vários pontos que você ressaltou, principalmente a questão da influências das pessoas e das expectativas. Um exemplo recente disso é o livro Dom Casmurro, que após TANTOS comentários que ouvi/vi, acabei me decepcionando por não ser nada do que eu realmente esperava.

    Enfim, adorei muito seu post, achei superinteressante!

    Beijão
    Cantinho da Escrita

    ResponderExcluir
  3. Olá Nívea tudo bem?
    Vim agradecer sua visita, retribuir e dizer que gostei bastante do seu blog já estou seguindo.
    Siiiiiiim concordo com vc, são considerações interessantes, especialmente se gostamos de um determinado gênero literário, acabamos não nos identificando com outro, ou se as expectativas estão altas demais as chances de não gostar são consideráveis.
    Também concordo quando diz que não existe exatamente um livro ruim, as vezes o que um leitor gosta, outro simplesmente detesta.
    Ótimo fds pra ti
    bjs Luli
    Café com Leitura na Rede

    ResponderExcluir

Olá, eu amo ler seus comentários, deixem a opinião de vocês que responderei em breve :)