Aprendendo Um Novo Idioma

- 10 fevereiro 2018


E aí gente tudo bem?

Estamos em fevereiro, as metas que vocês fizeram estão em andamento ou já foram cumpridas em janeiro?


Bom, minha meta de aprender um novo idioma está em andamento, eu decidi que quero terminar 2018 sabendo o básico de francês e intermediário de inglês! Eu já sei bastante de inglês e decidi me intensificar e comecei do zero em francês, mas já aprendi bastante coisa. Mas eu não estou em condições de pagar um curso de inglês e francês para mim e irei aprender tais idiomas estudando sozinha. Mas Nívea isso é possível? Sim, a internet contém muitos conteúdos a nosso favor, e eu tenho básico em inglês e aprendi tudo estudando sozinha, então vim através dessa postagem dar umas dicas para quem quer aprender um novo idioma estudando em sozinho.

Para começar vou começar a dar dicas para aprender idiomas que não sei absolutamente nada e começaremos do 0.

Primeiro: Eu começo aprendendo as palavras realmente mais básicas, como: alfabeto, números, dias da semana, estações do ano, meses do ano, nações e nacionalidades, alimentos, frutas, bebidas, partes do corpo humano, membros da família, profissões, peças de roupa, cores, sentimentos, esportes, cumprimentos, signos do zodíaco...

Segundo: Eu aprendo algumas classes de palavras: pronomes, artigos, numerais, 100 substantivos, 100 adjetivos, 100 verbos, 50 preposições mais usadas, 50 conjunções mais usadas, interjeições.
Quando chegamos nesse ponto já sabemos uma média de 600 a 650 palavras, não é muito, mas já uma ótima bagagem. Lembrando que quando estamos aprendendo um idioma precisamos exercitar: leitura, escrita, pronuncia e escuta

Terceiro: Eu pego frases na internet e eu traduzo, depois eu escrevo a frase sem olhar a colinha, falo a frase e gravo minha voz falando e analiso minha pronuncia. Assim eu vou aprendendo palavras que não conhecia, aprendo frases e em situações nas quais usar e exercito os 4 pilares que citei anteriormente. Faço isso até eu sentir que não sinto dificuldade em traduzir, em pronunciar e nem escrever. Costumo dizer que fazer isso durante 2 meses é suficiente, mas depende de pessoa para pessoa.

Quarto: Crio pequenos diálogos em lugares diferentes, como, um diálogo num restaurante, numa entrevista de emprego, descrever alguns objetos ou pessoas, expressar sentimentos, falar sobre o clima, dar horas, marcando um evento e dizendo datas e horas, escrever uma carta para um amigo, fazendo compras, uma consulta no médico, perguntando algum caminho, descrever seus hobbies, conversas telefônicas...

Quinto: Nesse ponto, já se pode dizer que você está entre básico e intermediário, e agora eu começo com a gramática, eu sei que muitas pessoas gostam de usar a gramática logo no início, mas eu acho mais interessante usar a gramática quando você já sabe se comunicar um pouco.

Sexto: Aqui é interessante não assistir filmes dublados, mas sim assistir no idioma original e com legenda, ouvir músicas no idioma que está sendo estudado e tentar entender sem olhar a tradução, depois que tiver uma ideia do que se fala a música, ir conferir a tradução também, ler alguns livros no idioma estudado.

E essas foram as dicas para quem quer aprender um novo idioma sozinho, caso queira seguir outro cronograma, tudo bem, cada pessoa se adapta a um jeito diferente de estudo, mas essa forma funciona comigo e assim que eu estudo em casa aprendendo um novo idioma.

Image and video hosting by TinyPic

10 comentários:

  1. Que iniciativa legal! Eu também me aventurei a aprender inglês sozinha e consegui chegar ao nível intermediário, só que eu não gosto do idioma, sabe?! Então sou difícil... Agora estou querendo aprender Russo, que em minha opinião é bem mais legal que inglês, só que é extremamente difícil achar bons conteúdos na internet sobre isso, mas ainda vou continuar tentando.
    Espero que até o final de 2018 nós duas já sejamos bilíngues, trilíngue, quadrilíngue, ou até mais hehehe.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. Essa é sempre uma boa iniciativa, ler no idioma que se quer aprender é uma grande estratégia. =)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  3. Oi, Nívea!
    Adorei seu post. Super válido nos dias de hoje. Salvei seu post na minha pasta de favoritos pra ir acompanhando as dicas porque quero começar a aprender italiano sozinha. Meu inglês precisa melhorar ainda (porque é essencial em minha profissão), mas nesse caso estou pensando em fazer aulas de conversação online.. não vai ter jeito. Mas, no caso do italiano que vou começar do zero, quero estudar sozinha, até mesmo para economizar, porque tá tudo muito caro nessa vida! rs
    Beijos

    Versos e Notas

    ResponderExcluir
  4. Oi Nívea,

    Estou preciso aprimorar meu inglês, porem como também não posso pagar um curso preciso estudar pela internet. Adorei suas dicas, vou tentar dessa forma.
    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  5. Estou aprendendo Francês desde o final do ano passado, é difícil mas é algo que quero para a vida. Adorei as dicas, irei usá-las =D

    Beijão
    Toca da Lebre

    ResponderExcluir
  6. Oi, Nívea!
    É só ter muita disciplina e força de vontade que logo se aprende um idioma novo.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  7. Oi Nívea, aprender uma língua estrangeira sozinho exige uma disciplina que infelizmente eu não tenho, mas estou torcendo por vc e que em 2018 vc avance nos estudos!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Muito legal suas dicas amôura ! :)

    Eu aprendi espanhol sozinha... e comecei tendo como professor meu amado, lindo idolatrado Luís Miguel kkk.

    Beijo !

    | O Blog Que Não é Blog |

    | O Blog Que Não é Blog - Instagram |

    | Cores das Amigas - Instagram |

    ResponderExcluir
  9. Boa sorte com o aprendizado, tenho certeza que irá conseguir!

    O Blog da Fênix agora é Cobaia Amiga! Para comemorar a mudança estou sorteando um presentinho para uma leitora lá no blog: http://www.cobaiaamiga.com/2018/01/sorteio-kit-cabelos.html

    ResponderExcluir
  10. Oi
    legal que se interessou por um novo idioma, eu quero voltar pro inglês já estudei mas esqueci muitas coisas, também queria voltar pro espanhol, mas estou sem tempo.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá, eu amo ler seus comentários, deixem a opinião de vocês que responderei em breve :)