Como Comecei a Gostar de Ler?

- 14 janeiro 2018


Bom, muita gente me pergunta se sempre fui essa amante da leitura, e quando eu digo que não me perguntam como esse amor começou.

Tudo começou em 2009, quando eu tinha 9 anos, e ganhei de presente da minha tia o livro Memórias da Emília de Monteiro Lobato, e no mesmo ano que ganhei o livro eu o li, porém ainda não havia despertado em mim esse amor por leitura. Então em 2013, eu tive uma amiga virtual que gostava muito de ler, e para ter assuntos para conversar com ela eu comecei a ler livros como Percy Jackson, que era o tipo de livro que ela se interessava, mas com o passar do tempo eu e essa amiga nos afastamos e eu me afastei da leitura.

Em 2015, eu e uma amiga da escola, planejamos ir ao cinema assistir Cidades de Papel , nós estávamos muito empolgadas para ver o filme pois tínhamos escutado muitos comentários bons sobre a história, porém no dia de irmos, não deu certo, mas eu fiquei querendo tanto saber do que se tratava a história que acabei lendo o livro e gostando muito, e na época eu gostei tanto  que quis ler mais histórias do mesmo tipo, e li todos os livros do John Green, e a cada fim de livro eu sentia vontade de ler outro. Quando terminei todos do John Green, eu decidi ler a série Fallen, e posso dizer que foi essa série que me despertou todo esse amor por leitura. Eu me apaixonei tanto pela série, que fiquei vendo a Luce, o Daniel e o Cam em todos os lugares. E foi aí em 2015 que comecei a gostar de ler.

Então meus lindos, fiz esse post para repetir aquela frase meio clichê no mundo da leitura que é: Você não odeia ler, apenas não achou o livro que despertasse esse amor em você. E posso dizer com toda certeza que essa frase é verdadeira, pois eu tive todas as oportunidades de livros para amar ler, mas apenas Fallen conseguiu essa proeza.

15 comentários:

  1. Eu aaaamo essa frase! Sempre falo ela quando vou fazer alguma palestra em incentivo à leitura. E é isso mesmo, né? Eu tive a sorte de encontrar um livro que me fez apaixonar logo de cara: A Fantástica Fábrica de Chocolates. Lembro até hoje que me apaixonei porque parecia um filme na minha cabeça.

    Beijão!
    www.controversos.com

    ResponderExcluir
  2. Oii Nívea, tudo bem? Concordo com você, todo mundo gosta de ler só não achou o livro certo, eu tbm demorei pra gostar de ler de verdade, e foi com os livros do Sidney Sheldon que eu comecei a gostar de ler, por isso amo tanto o autor.
    -Beijos,Carol!
    http://entrehistoriasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Nívea!
    Aqui em casa meus pais sempre me incentivaram a ler. Passei um tempo afastada da leitura, mas desde os meus 15 anos eu não me separo mais.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  4. Adorei a sua história =D
    Comecei a me interessar por leitura aos 11 anos, quando li Viagem ao Centro da Terra, Drácula de Bram Stoker e A megera domada (todos em uma edição infanto-juvenil, claro), mas foi com Harry Potter que o amor pela literatura realmente surgiu, após ler a série fui atrás de mais livros de fantasia e aos poucos fui lendo vários gêneros diferentes =D

    Beijão
    Toca da Lebre

    ResponderExcluir
  5. Oi Nívea,
    Essa frase é maravilhosa e resume super bem o que aconteceu comigo.
    Eu peguei gosto mesmo na época da adolescência, que no Orkut, sempre indicavam aquelas leituras mais teens, tipo Crepúsculo...ai conheci outros estilos, peguei gosto mesmo. Ótima postagem.

    bjs
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  6. Nívea gostei muito do seu comentário, pois aprender a gosta de ler é difícil, se não tiver o incetivo dentro de casa, quer dizer pela família, parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Confesso, sou preguiçosa para ler kkkkkkkkk. Prefiro ver série no lugar. xD
    Mas sei que um dia começarei a ler mais que o habitual, essa é uma coisa que quero muito!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  8. "Você não odeia ler, apenas não achou o livro que despertasse esse amor em você" EXATAMENTE! Acho que muita gente ainda não se deu conta disso haha lembro que eu sempre curti ler, mas o que livro que me despertou mesmo vontade de ler outras histórias foi Querido John e, logo depois, no Ensino Médio, conheci uma amiga que era viciada em leitura e acabei lendo vários livros só pra ter o que conversar com ela HAHA incrível como as pessoas a nossa volta nos influenciam, né? Amei o post!
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
  9. Muito linda a sua história. Com certeza temos que encontrar o que nos desperta. Quando encontramos, viajamos sem perceber..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  10. Já ouvi muitas vezes essa frase e super concordo.
    Ler é delicioso e quem diz que não gosta é porque não achou o livro ideal ainda.

    Abraços,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  11. Nívea, como vc é novinha! Em 2009 eu já tinha até terminado a faculdade hehehehehe Muito bacana conhecer sua história como leitora <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  12. Amei conhecer um pouco de você por meio de sua história de despertar para a leitura. É uma sensação maravilhosa quando encontramos um livro que nos prende e nos faz viajar na imaginação. Eu me apaixonei por leitura desde criança quando meu pai me contava histórias de João Grilo e outras literaturas de cordel. Estou seguindo seu blog! Bjss

    www.historiasdaiza.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oieeeee Nívea!
    Um 2018 maravilhoso para vc!!!

    Eu concordo totalmente com essa frase e acho extremamente poética a maneira como vc conduz o post sobre gostar de ler :)
    Parabéns!
    Eu comecei a ler bem cedo, nem lembro mais qual foi o primeiro livro, mas acho que me apaixonei mesmo pela leitura com Chamado Selvagem é um livro que conta a história de uma cão lobo <3
    Aaaaaaahhhhhh e me apaixonei pela escrita do "João Verde" depois que assisti Cidades de Papel, depois li os outros livros e fiquei viciada no autor rsrs
    E Fallen é absolutamente encantador! Como eu torci por aqueles personagens!
    Bjs Luli
    Café com Leitura na Rede

    ResponderExcluir
  14. Oi, Nívea! Tudo bem? Adorei o post.
    Eu comecei a ter interesse por leitura a pouco tempo porém hoje já virou uma paixão. Não lembro qual foi o meu primeiro livro mas deve ter sido sei lá, ''diário de um banana'' HAHAHAH.

    Beijos!
    www.floresceraalma.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá, eu amo ler seus comentários, deixem a opinião de vocês que responderei em breve :)