[Resenha] E Não Sobrou Nenhum

- 22 maio 2018

Livro: E Não Sobrou Nenhum
Escritor(a): Agatha Christie
Editora: Globo
Gênero: Mistério; Suspense
Classificação:
Sinopse: Uma ilha misteriosa, um poema infantil, dez soldadinhos de porcelana e muito suspense são os ingredientes com que Agatha Christie constrói seu romance mais importante. Na ilha do Soldado, antiga propriedade de um milionário norte-americano, dez pessoas sem nenhuma ligação aparente são confrontadas por uma voz misteriosa com fatos marcantes de seus passados. Convidados pelo misterioso mr. Owen, nenhum dos presentes tem muita certeza de por que estão ali, a despeito de conjecturas pouco convincentes que os leva a crer que passariam um agradável período de descanso em mordomia. Entretanto, já na primeira noite, o mistério e o suspense se abatem sobre eles e, num instante, todos são suspeitos, todos são vítimas e todos são culpados. É neste clima de tensão e desconforto que as mortes inexplicáveis começam e, sem comunicação com o continente devido a uma forte tempestade, a estadia transforma-se em um pesadelo. Todos se perguntam: quem é o misterioso anfitrião, mr. Owen? Existe mais alguém na ilha? O assassino pode ser um dos convidados? Que mente ardilosa teria preparado um crime tão complexo? E, sobretudo, por quê?|Skoob

























Em um belo dia minha mãe havia saído para fazer umas compras no centro do Recife, e quando ela chegou ela veio até mim e perguntou: “Nívea, tem algum livro da Agatha Christie que você quer ler?” E eu respondi que vários livros dela eu gostaria ler pois eu tinha lido apenas um, O Assassinato no Expresso do Oriente [Resenha], e aí ela falou que havia passado em frente a um sebo e decidiu entrar, viu um livro de Agatha Christie e trouxe para mim, eu fiquei curiosa para saber o título e quando ela me mostrou o livro fiquei surpresa, o livro era O Caso dos Dez Negrinhos, fiquei surpresa pois eu pensava que nem existiam mais edições do livro com esse título, e eu fiquei tão feliz em ganhar aquele livro, que tinha uma TBR prontinha mas decidi interromper a TBR e ler o livro que ganhei da minha mãe.

O livro começar com algumas pessoas indo para a Ilha do Negro (na edição com o novo título é Ilha do Soldado), nas quais todas foram convocadas por um motivo específico, uns foram a trabalho, outros foram a férias e outras nem sabiam o motivo de ter recebido um convite, e é importante ressaltar que foram todos solicitados por carta por um tal de U. N. Owen, que havia comprado a Ilha do Negro recentemente, e ao chegarem a Ilha do Negro, os 8 convidados encontraram lá apenas um casal de empregados Sr e Sra Rogers, que afirmaram que desde que chegaram não viram os donos da casa, e que não sabem quando os mesmos chegariam.

Todos os 8 convidados acomodaram-se em quartos separados e reservados para cada um deles, e ao entrarem em seus quartos notaram que existia um poema que detalhava a morte de 10 negrinhos, um por um, mas todos tratam o poema como apenas um poema qualquer, e logo em seguida se encaminharam para o jantar, e quando se preparam para comer escutam uma voz acusando cada um dos presentes de assassinatos no passado, todos ficam muito assustados com aquilo e descobrem que a voz veio de um gramofone com um disco gravado apenas com aquelas frases acusativas. Após isso, cada um dos “dez negrinhos” começa a serem assassinados de um por um, até que não sobre nenhum.

O livro é narrado em terceira pessoa, o que já é de se esperar pois o livro é protagonizado por 10 personagens, e dessa forma é mais fácil saber o que cada um dos personagens pensa e tudo mais.

OPINIÃO: Esse é o segundo livro da Agatha Christie que eu leio e ele tem pouco mais que 200 páginas, o que fez com que eu lesse o livro em apenas um dia, mas não apenas isso fez com que eu lesse o livro muito rápido, a narrativa e o enredo é muito bom e nos prende de uma forma, que não conseguimos largar o livro mesmo querendo.
Suspense/thriller sem dúvida nenhuma é um dos gêneros que eu mais amo e eu sempre costumo ler esse tipo de livro após uma leitura leve, e esse gênero é um dos que mais me dá gás nas leituras.
Apesar de ter amado o livro, eu tenho um detalhe que me incomodou bastante nesse livro e que me incomodou no assassinado no expresso do oriente também, que é fazer justiça com as próprias mãos, eu não concordo com essa atitude e por esse motivo não dei 5 estrelas ao livro, pois de resto o livro é impecável.
E indico esse livro para qualquer pessoa que goste de um bom mistério e para quem quer ler algum livro da Agatha Christie e não sabe qual, esse livro seria perfeito para começar a ler a autora.


7 comentários:

  1. Nívea, esse livro eu nunca li, mas resenha, fiquei super curiosa com ele! Bem do estilo que gosto!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  2. A rainha do crime!! Assim vale a pena!! <3

    pimentamaisdoce.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  3. Agatha é sempre muito muito boa, né?


    clebereldridge.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Nívea,

    Eu já comentei que tive uma fase que li alguns livros da Agatha Christie, mas isso foi há séculos atrás. Eu sempre gostei muito da forma como a autora escreve, a imensa capacidade de prender o leitor à história, de fazer se envolver e querer ser um "Sherlock Holmes" do caso.
    Ainda não li o livro que resenhou e concordo contigo sobre a questão que te incomodou, mas acho que vale relevar isso, porque na época em que a Agatha escreveu os livros essa questão de "justiça com as próprias mãos" era um pouco mais "normal" e aceitável na sociedade, eu imagino assim, pelo menos.

    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Quero muito ler esse, dizem que é a melhor obra da Agatha Christie =D
    Adorei a resenha e entendo seu ponto em relação a fazer justiça com as próprias mãos, mas confesso que isso não me incomoda haha
    Espero que a leitura desse livro seja tão boa quanto as demais que fiz da autora <3

    ResponderExcluir
  6. beautiful blog! I really like how you write
    and what you give photos. wonderful!
    I have a question, you will agree to follow for follow?
    I like to be in touch with inspirational blogs.
    Greetings from Poland!
    ayuna-chan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Não gosto muito do estilo da autora...

    Se quiser participar, estou sorteando alguns livros lá no blog: http://www.cobaiaamiga.com/2018/05/sorteio-de-livros.html

    ResponderExcluir

Olá, eu amo ler seus comentários, deixem a opinião de vocês que responderei em breve :)